Cultura Maori

Nunca imaginei visitar um lugar tão longe no mundo…e olha que gosto de viajar! O lugar mais distante do Brasil que já fui é a China. Também visitamos o Havaí em janeiro deste ano.

Segundo meu marido que já está na NZ, Wellington lembra o Havaí frio. Se for mesmo isso deve ser encantador.

Uma coisa que me atraiu muito nessa ideia de passar um tempo por lá, é a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura Maori. Confesso que meu conhecimento geral sobre eles é praticamente nulo. Nosso filho ama mitologia e está lendo um livro sobre mitologia mundial. Ele comentou comigo que a mitologia Maori é muito bonita e está encantando em aprender mais sobre eles.

O pouco que sei li pela web mesmo…aqui alguns dados que encontrei e achei interessantes.

Não existe registro de assentamento humano na Nova Zelândia antes dos viajantes maoris;por outro lado, evidências arqueológicas indicam que os primeiros habitantes vieram do leste da Polinésia e se tornaram os maoris.

Na Nova Zelândia há uma riqueza enorme quanto à tatuagem. E a tatuagem mais importante é feita no rosto. Para muitas culturas, a mão, o rosto e o pescoço ficam fora da pintura corporal. Para os maoris, o homem cobre todo o rosto quanto mais nobre ele é ou pela sua posição social. A tatuagem dá status dentro da tribo ou clã.

maori também é língua oficial de crescente importância cultural, tanto que faz parte do curriculum básico do ensino no país. As tradições maoris são cultivadas e influenciam notavelmente o kiwi, como gostam de ser chamados os neozelandeses. Kia Ora, equivalente ao Oi, é a saudação habitual entre o povo neozelandês.

A criação da Nova Zelândia é descrita pela lenda de Maui. Este Deus conseguiu, entre outras coisas, a aproveitar o sol para tornar os dias mais longos. Contudo, a sua maior reivindicação à fama foi ter pescado a Ilha do Norte, que é descrita como “Te Ika a Maui” (o peixe de Maui).

Um olhar sobre um mapa aéreo da Ilha Norte vai mostrar quão perto ela se assemelha a um peixe. Na crença Maori acredita-se que o extremo norte da Ilha como sendo a cauda do peixe e Wellington Harbour a boca.

As Lendas Māori descrevem a Ilha Sul, como a “waka” (canoa) de Maui e Stewart Island (Rakiura) como sua “punga” (âncora).

Aotearoa, Nova Zelândia é um dos três centros das lendas Maui, os outros são Hawaii e Tahiti. Maui também aparece no folclore de Tonga, Fiji, Samoa e Tokelau, bem como em muitas outras ilhas do Pacífico Sul. Apesar da dispersão geográfica, as histórias continuam a ser essencialmente as mesmas hoje.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s