Mais curiosidades

img_20161224_160328

Boa tarde para todos,

A foto acima complementa meu post anterior, onde falei sobre os ventos aqui. Ela mostra bem os tipos de vento que se encontram por Wellie 🙂

Hoje falando com uma amiga no Brasil me lembrei de várias curiosidades que não partilhei ainda, outras mais depois que desligamos nosso video chat.

Aqui vão elas:

  1. Ontem fui de ônibus para o centro. Paguei e não me sentei. O motorista então falou comigo para eu me sentar…pelo que entendi os ônibus não andam enquanto você não senta. Fiquei pasma. Não sei se é assim em todas as linhas, depois confirmo e conto para vocês se eu estiver enganada.
  2. Qualquer feriado que caia sábado ou domingo é automaticamente transferido para segunda. Natal e Ano Novo tem feriado sempre no dia seguinte também. O último Natal caiu sábado e o dia seguinte domingo…Por isso, segunda e terça foram feriados aqui. Boa essa não é?
  3. Aqui tem uma árvore linda cujas flores parecem um pompom vermelho e elas só florescem na época do Natal. Olha ela aqui:

img_20161226_124349

4. Gengibre. Pensem em um povo que adora gengibre em tudo. Uma das bebidas mais vendidas por aqui é um refri tipo uma gengibirra.

5. Sistema de aluguel/share de carro direto na rua, no poste… Olha que legal isso:

Você escolhe, paga e pega o carro. Depois devolve no mesmo lugar.

6. Bebidas alcoólicas e crianças. Eles são tão preocupados com essas questões ligadas ao consumo de álcool que é proibido uma criança encostar em uma lata, garrafa, copo contendo bebida alcoólica. Por exemplo, você está em um restaurante bebendo uma cerveja e seu filho está na mesa. É proibido seu filho te passar o copo com cerveja. Parece loucura mas é super sério. Dá multa pra você, pro bar, uma confusão. E mais, no mercado as crianças não podem nem tocar nas garrafas, latas de cerveja. Uma criança ajudando a tirar as compras do carrinho para pagar e pegando uma lata de cerveja? no way! não aqui.

7. Aliás falando em cerveja, algumas penalidades de trânsito aqui, como beber acima do limite e dirigir, vão para o seu registro criminal. É tão sério que isso pode impedir você de conseguir um emprego ou de renovar seu visto.

8. Não existe padaria como temos no Brasil. Aliás só vi até agora uma padaria na cidade toda, mais parece uma loja “gourmet”  de pães. Enfim, difícil de explicar. Não tem isso de ir até a padaria pra comprar pão, queijo, presunto pro lanche. Vai no mercado mesmo.

9. Aqui não existe conta de água. O consumo de água residencial é gratuito…e a luz existem vários fornecedores, não é um só como por exemplo no paraná só a Copel. Existem vários então o custo é melhor porque a concorrência é alta.

10. Para encerrar a nova lista de curiosidades, dica útil para todos viajantes e quem pensa em morar aqui, a voltagem é 220. Parece bobagem listar isso, mas pensem em você se mudar para o outro lado do mundo, levar aparelhos que não pode usar nunca? E não me fala que é só comprar um transformador. Aqui são muito difíceis de achar.

Aqui já é começo da noite de sexta…fim de semana chegando.

Espero que gostem das novas curiosidades e segue o convite para vocês fazerem perguntas sobre a cultura e vida aqui na NZ!

Beijos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s