2 meses

img_20170115_165111_445

2 meses. wow, lá vou eu e meus clichês: passou rápido. Mas passou sim rsrs. Acho que agora já tenho mais base para falar um pouco sobre como é a vida aqui.

Com certeza vou ter que escrever vários posts…são muitas fotos e dicas de lugares que conhecemos nesse tempo de NZ.

Fomos até quase o extremo norte da ilha Norte, conhecemos a famosa praia de Coromandel (que é uma das fotos de proteção de tela do windows 10…reconhece?) – fotos abaixo.

img_20170122_162239

img_20170122_173746_987

Também conhecemos e adoramos a cidade de Rotorua. Meu marido diz que é a Gramado daqui rsrs. Tem MUITOS passeios, não tivemos tempo de conhecer tudo. Mas é uma cidade muito bonitinha, com vários parques. Lá fica o maior parque geotérmico do mundo (fotos abaixo), onde a beleza é de tirar o fôlego (assim como o forte cheiro de enxofre por tudo rsrs).
img_20170123_185703_244-1

img_20170123_190228_227

Em Rotorua além do parque geotérmico visitamos uma das florestas mais lindas que já vi. Parece uma pintura…Redwoods. Além das gigantes sequóias (sim, como na Califórnia), tem várias trilhas e um contraste de verdes encantador. A foto abaixo, sem nenhum filtro, consegue mostrar um pouco do que estou falando.

img_20170123_190722_407

Nesse tempo de terra média também fomos a Hobbiton, onde foram filmadas várias cenas do Senhor dos Anéis. É um passeio bem interessante, apesar do preço salgado (79 NZD por pessoa!).

img_20170121_195507_290

Vou falar com mais detalhes de cada lugar em posts a parte.

Semana passada começaram as aulas do Pedro. Ele estaria no 6o ano no Brasil, aqui é o 7o.O início das aulas também vai render um post a parte. São tantos detalhes diferentes do Brasil, que valem a pena ser mencionados.

Só para vocês terem uma ideia, houve uma cerimônia maori de recepção aos novos alunos. Um coro de alunos cantou Hallelujah do Cohen em maori…de arrepiar.

O que mais descobri nesses 2 meses aqui que ainda não havia contado pra vocês?

  • O sistema educacional é completamente diferente e vale a pena entender. Pra começar a lista de material escolar é bem menor e os materiais tem códigos. Por exemplo caderno 2B1, 3B8. Todos iguais, independente da marca. Não tem isso de capa x, capa y. Isso é reflexo de outra coisa da NZ: não é realmente um país consumista.
  • Não se tem o costume de almoçar. O café da manhã é mais reforçado, no almoço geralmente se come um sanduíche ou uma marmita pequena.
  • As crianças ficam na escola de 8h45 as 14h45. A cada 3 meses de aula tem 10 dias de férias.
  • É muito comum trabalhar meio período. Ou alguns dias da semana e não todos. Alias flexibilidade de trabalho seria a melhor definição. Realmente a qualidade de vida importa mais para eles que o título/cargo profissional. Não é blablabla, é realidade.
  • Kiwis tem um interesse genuíno em quem você é, de onde vem, etc…mas não vão te chamar para ir a casa deles rapidamente, como fazemos no Brasil. Estamos aqui a 2 meses e nunca fomos na casa de ninguém local. Eles adoram e vão te convidar para programas outdoors, incluindo a familia toda como trilhas, piquiniques, churrascos (bem diferente do nosso, claro rsrs).
  • O sistema de proteção aos animais é incrível e muito diferente do nosso. Adotamos uma gatinha e ficamos pasmos com o processo. O governo dá todas primeiras vacinas, remédio para pulga, vermes, coloca chip de identificação. Ganhamos ração, manuais de cuidado com gato, etc. Seu nome fica linkado ao chip e maus tratos a animais são levados bem a sério por aqui. Mais um ponto para eles.

Ok, parece que em 2 meses só vi coisas boas? Realmente, vi muito mais coisas boas que coisas que incomodam. Continuo não gostando do vento. Não é um ventinho qualquer, é VENTO mesmo gente. Demora para acostumar.

Fora isso sinto falta de um sistema de transporte mais integrado. Os ônibus são muito bons, confortáveis etc. Mas falta integração entre um local e outro, fazendo com que você tenha que passar pelo centro da cidade sempre…mesmo que você queira ir a uma cidade que fica perto de onde você mora. Como não tem o sistema de “terminal”, isso significa pagar mais. Também são poucas linhas. Se você perde o ônibus o outro só daqui a meia hora (pelo menos a linha que atende onde eu moro).

Tirando essas questões, do que sinto falta? (além dos amigos e família, obviamente):

A nossa abundância de frutas e verduras, fora o preço. Aqui paga-se em média 3 NZD por um pé de alface. Um mamão papaya 8 NZD. Não dá pra comer mamão todo dia rsrs.

Pensei, repensei e não consegui achar mais nada.

Aqui não tem shopping como no Brasil. Tem 2 shoppings, mas fora da cidade. Se fomos 3-4 x até hoje foi muito, acho que fomos no Natal e as outras x para conhecer. Mas não sentimos falta. Gostamos (como família) de outdoors. E aqui lazer é isso. Trilhas, caminhadas, parques, natureza.

Tem muitos museus que ainda não fui porque a turma não quer conhecer. Mas vários são gratuitos. Descobri que há um museu de tatuagem e estou doida pra ir lá. Tem também o museu da cidade de Wellington que deve ser bem interessante.

Acho que vou estranhar muito ir ao Brasil. Temos assistido as notícias e ficamos tristes. Dá muita pena ver um país tão lindo como o nosso tão acabado. Tanta violência, corrupção, etc.

Não existe lugar perfeito, com certeza. Mas em termos de violência e corrupção, estamos vivendo em um lugar mil x melhor. Se você tem o sonho de morar fora do país, conhecer novas culturas, não desista. Se informe, procure e faça.

Tenho certeza que nossa escolha foi certa. Fico doida com o clima aqui mas gosto muito de estar vivendo na NZ.

2 thoughts on “2 meses

  1. Andréa says:

    Estou amando seus post.. E encantada coma nova cutura, realmente o nosso país está com sérios problemas morais. Beijos e estou torcendo por vocês… Duvida, tem cachorros aí RSS tenho fobia a felinos..

    Like

    • Fabi Ormerod says:

      Oi Andrea, obrigada por acompanhar meus posts. Tem cachorro sim…mas a maioria dos lugares não permitem cachorro, só gatos e alguns nem isso, Então depende; se a pessoa pode comprar sua própria casa aí tudo bem, mas se for alugar, como é o nosso caso aí já é mais dificil. Beijocas

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s