O que vestir no frio aqui?

Além de um café quente, o que mais pode te aquecer adequadamente aqui na Terra Média?

A resposta depende de onde você mora. Para você ter ideia, na ilha Sul tempestades de neves são comuns; já em Wellie, é raro nevar. E isso, claro, faz toda diferença no seu guarda roupas.

Antes de decidir o que trazer e o que deixar para comprar por aqui, tenha em mente alguns fatores como: a altitude de onde você vai ficar/passear, se neva ou não, ilha sul ou ilha norte, exposição ao vento? Em Wellie, a peça de roupa mais importante, recomendo comprar aqui: uma jaqueta windproof (à prova de vento).

É comum ouvir brasileiros/as falando da quantidade de roupas que tem que vestir e ainda sentem frio aqui. Como carioca que morava a mais de 20 anos em Curitiba, sou suspeita: para mim o clima em Wellie é MUITO melhor que Curitiba, que chegava a ter variações de 15 graus em um mesmo dia. Isso não é comum aqui.

Neste inverno, ainda não passei pelo frio que senti em Ctba no inverno passado. A menor temperatura que fez até o momento foi de madrugada e não senti rsrsrs (zero grau). Nos dias frios, a média é ao redor de 5 a 7 graus. Mas vários dias tivemos temperaturas ao redor de 10-13 graus com sol, uma delícia.

Recomendo lerem o guia sobre jaquetas da MacPac, uma das marcas mais conhecidas aqui (assim como a Katmandu). Ambas marcas tem outlets na cidade e várias promoções antes e durante o inverno. A jaqueta que mais uso, a título de referência, custou 100 NZD na promoção. É uma jaqueta down de 600. O que é isso? Isso é o que faz diferença quando você for comprar uma roupa adequada para frio aqui.

De forma MUITO simplificada, vou explicar o que é isso:

  • A maioria das jaquetas “puff” (essas cheias de gominhos rsrsrs), tem uma numeração na etiqueta ou na manga. Geralmente um numero bordado que diz 500, 550, 600 ou mais. Esse número está diretamente ligado à capacidade da jaqueta de manter calor. As jaquetas 500-550 são consideradas light, para dias amenos, mas não servem para encarar um frio de zero grau, por exemplo. Já jaquetas ao redor de 600-650 são ótimas para dias bem frios.
  • Pode usar na neve? Depende do tecido. Muitas jaquetas são 600-650 mas não são waterproof! Aí pronto, deitou pra fazer anjinho na neve e molhou…ficou úmida e tchau. Algumas jaquetas tem na etiqueta outra sigla: DWR, isso signfica que ela tem um pré tratamento e que é a prova dágua, ou seja, perfeita pra neve.
  • Em lojas baretex como Warehouse, você encontra dessas jaquetas de gominhos por 50-60 NZD. Não preciso nem dizer que essas nem número tem né? São como uma jaqueta dessas mais simples, compradas no Brasil mesmo.
  • Windproof: Nem toda jaqueta protege contra o vento. Ou seja, se você vai investir em um jaqueta para todas ocasiões por aqui, busque uma que tenha escrito “windproof”, assim você garante que não ficará congelado visitando a Terra Média!

Dicas adicionais:

Eu, particularmente, acho muito desconfortavel vestir quinhentas camadas de roupa, mas tem quem goste. Se você como eu, não gosta, recomendo você investir em algumas roupas “térmicas”. São camisas e calças cujo tecido tem a propriedade de reter calor. Em geral são bem fininhas, mas fazem toda diferença em dias frios. Já peguei -20o C (não aqui! Em Praga rsrs), usando somente essas roupas, uma blusa de frio fina e um casaco adequado para neve por cima.

O preço médio das termicas aqui é 15-20 NZD nas promoções. São fáceis de achar: Kmart, Warehouse e as de mais qualidade: MacPac e Katmandu.

Outra dica boa, além da térmica, é investir em uma ou duas blusas e algumas meias de MERINO. Esse é um tipo de lá típico daqui, uma maravilha.  Vou resumir pra você porque ela é melhor: é o tipo de lã que recobre ovelhas que vivem no extremo sul da Nova Zelândia. Elas não morrem congeladas rsrsrsrs… Se você quiser saber mais sobre o tema, esse link aqui é bacana.

O que eu recomendo então você deixar para comprar aqui, para ter um bom kit de inverno na NZ?

  • Uma jaqueta leve windproof (porque aí vc pode usar mesmo no verão em dias frios à noite). Uma 500 já tá ótimo.
  • Uma jaqueta “invernão” ao redor de 600-650, waterproof
  • Duas ou mais blusas térmicas
  • Se você é friorento/a demais ou vem de regiões quentes, recomendo comprar a calça termica também. Eu nunca usei/senti falta.
  • Uma ou duas blusas de Merino
  • Uns 2-3 pares de meia de lã de merino (ou meias térmicas)

Fora isso o básico mesmo…gorros e cachecóis. Os valores aqui são parecidos com o do Brasil, então fica a seu critério trazer ou comprar aqui. Luvas eu nunca usei, mas moro na ilha norte, em Wellie, que é nivel do mar. Tenho um par bom para poder ir dar uns passeios onde neva. Ah protetores de ouvido são itens importantes se você costuma andar exposto ao clima. O vento gelado do inverno dói dentro do ouvido…e imagino que ter uma otite por aqui não seja uma experiência agradável!

Uma outra dica, independente da estação, é a capa de chuva. Aqui não se usa guarda-chuvas, venta demais. As capas são fininhas e você enrola nema própria e vira o saquinho para carregar. Se você costuma andar a pé por aqui, é imprescindível. As crianças que vão e voltam da escola sozinhas sempre tem na mochila.

Espero que você tenha gostado das dicas e se você lembrar de algo que esqueci de partilhar, comenta aqui também!

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s