A Mudança

a-mudanc3a7a-c3a9-a-lei-da-vida-e1459815927625

Tanto lugar para escolher nesse mundo afora, porque Nova Zelândia? Muita gente me faz essa pergunta. Tenho uma pergunta como resposta: Porque não? Sim, eu sei que a NZ é o lugar mais longe que poderíamos pensar. Mas alguns fatores nos fizeram ficar curiosos e escolher esse país para ser nossa futura casa, sabe-se lá por quanto tempo.

Temos família nos EUA, Holanda e NZ. Destas 3 opções, a NZ foi o lugar que achamos ser mais parecido com nosso estilo de vida e filosofia. Já morei nos EUA; o meu marido não gosta da cultura mega capitalista de lá. A Holanda não conhecemos, mas teria a barreira do idioma e acho frio demais.

A NZ é famosa pelo estilo de vida esportivo, ligado a natureza, slow life movement…o contrário do estilo de vida americana. É frio, mas nada insuportável para quem mora em Curitiba. Tem praia (sou carioca!) e também tem montanha.

Como chego lá com o Pedrinho no começo de dezembro, aproveitaríamos a melhor estação, o verão, imagino que fica mais fácil que chegar no inverno.

O custo de vida é alto nos 3 países mas nada absurdo considerando o estado atual da economia brasileira. Aliás, o câmbio entre o dólar NZ e nosso Real também entrou na decisão: é melhor que o câmbio para o dólar americano e que para o Euro. Outro ponto para NZ.

Começamos a ler e pesquisar sobre a NZ e sobre “Wellie” especificamente e fomos nos encantando. Fizemos todos cálculos e aparentemente viver lá por alguns meses teria um custo financeiro razoável para nossa família, inclusive gerando uma certa economia pois não haverá gastos com plano de saúde, escola e diarista durante este período. (ok, a parte da economia já não garanto ainda mais que queremos passear muito!!!! hahahaha).

Além disto, dar ao nosso filho a oportunidade de fazer uma imersão em outra cultura e aprender inglês na fonte nos parece uma oportunidade única.

Se você quer saber mais sobre essa jornada, leia o blog!